NOTÍCIAS

10 anos sem Washington da Costa

Nesta sexta, dia 17 de maio de 2024, completam 10 anos do falecimento do companheiro Washington da Costa, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro durante a década de 1990.

Washington nos deixou cedo, faleceu com apenas 57 anos. Militante desde os 17 anos, lutou com afinco contra a ditadura militar e fez uma gestão de muitas lutas e greves no Sindimetal-Rio após vencer o conservadorismo que se encontrava enraizado no Sindicato.

Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e integrou a Direção Regional do PT, no Rio. Em 1982, fez parte de uma das chapas de oposição para disputar as eleições no Sindicato dos Metalúrgicos e, na década de 1990, assumiu a presidência da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-Rio).

O Sindimetal-Rio expressa sua dedicação com altivez, pois sabe o quanto foi imprescindível um companheiro como Washington Costa. Seus ensinamentos estão presentes, sua luta não parou, seu legado continua ativo e vibrante.

Viva Washington Costa!
Viva a luta da classe trabalhadora!

100 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais