NOTÍCIAS

Alerj homenageia mulheres no 8 de março

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, dez mulheres atuantes na defesa dos direitos femininos receberam o Diploma Mulher Cidadã Leolinda Figueiredo Daltro em cerimônia na Alerj. Em sua 13ª edição, o prêmio celebrou a diversidade da luta feminina. A diretora do Sindimetal-Rio, Raimunda Leone, foi uma das homenageadas.

A premiação foi entregue pela presidente da Comissão de defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).

A diretora Raimunda Leone, que também é conselheira do Cedim (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), dedicou sua homenagem a luta das mulheres e agradeceu à UBM, à CTB, ao Sindicato dos Metalúrgicos. Foi a partir dessas entiades que pude conseguir me formar e participar deste 8 de março em defesa das mulheres

O prêmio

O nome escolhido para batizar o prêmio foi o da educadora baiana Leolinda F. Daltro, precursora do movimento feminista no Brasil. Sufragista, depois que teve seu pedido de alistamento eleitoral negado, fundou em 1910, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano Feminino. Em 1917, reuniu quase cem mulheres em manifestação, no Rio, pelo pleno direito ao voto. Entre as dez mulheres escolhidas, estão representantes de organizações sociais, partidos políticos, sindicatos e centrais que atuem em defesa das mulheres, além de militantes e/ou membros da Academia que atuem na produção de saber voltada para a questão de gênero.

As deputadas Martha Rocha (PSD), Daniele Guerreiro (PMDB), Tania Rodrigues (PDT), Zeidan (PT) e Ana Paula Rechuan (PMDB) participaram do evento. Também compuseram a mesa Maria Lúcia Jardim, primeira-dama do estado do Rio e presidente do RioSolidário; Ana Rocha, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres do Rio; Marizete Waineirais, subsecretária de Políticas para Mulheres do Governo do Estado; Nanci Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Saúde, e Lucia Eloízio, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Violência contra a Mulher do Ministério Público.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais