NOTÍCIAS

Assembleia aprova estado de greve e continuidade das negociações

Em assembleia realizada no dia 10 de outubro, os metalúrgicos aprovaram o estado de greve e o encaminhamento do Sindimetal-Rio para buscar o índice de reajuste e a garantia da manutenção dos direitos dos trabalhadores.

A campanha salarial deste ano ocorre em uma conjuntura de sérias dificuldades, com o país em crise, com muitas empresas fechando e outras demitindo. A Petrobrás que é a maior empresa do país parou de investir, o que quebrou toda a cadeia produtiva.

A proposta do Grupo-19 é a reposição da inflação do período, que é de 1,63% (outubro/2016 a setembro/2017). Porém o Sindicato vai lutar para ter um índice maior para assinar o acordo, principalmente no piso salarial. No Sinaval, a proposta final é de 70% do INPC, o que sequer repõe a inflação, o Sindicato vai lutar também pela melhoria deste valor.

A campanha salarial dos metalúrgicos do Rio de Janeiro busca o aumento salarial e também a manutenção dos direitos trabalhistas, garantindo o que já está na convenção coletiva da categoria.

Portanto, o Sindicato continuará negociando os termos por um melhor acordo possível dentro desta conjuntura difícil para os trabalhadores, em um momento de retirada de direitos a partir da aprovação da reforma trabalhista e da terceirização.

Por fim, foi aprovado o desconto assistencial da campanha, que será de três parcelas de R$ 10,00, para os não sócios, a serem pagas após o fechamento do acordo para custear os gastos do período. Haverá prazo para a entrega de carta de oposição. Também ficou aprovado o desconto da contribuição sindical.

5,750 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais