Campanha Salarial: Metalúrgicos conquistam reposição salarial e garantem manutenção dos direitos

Os metalúrgicos do Rio de Janeiro tiveram uma importante conquista na campanha salarial deste ano. Além de garantir a reposição salarial integral, sem perda com a inflação, a categoria conseguiu manter todos os direitos conquistados historicamente nas convenções coletivas.
A assembleia ocorreu nesta terça-feira, dia 22, na sede do Sindicato. Os trabalhadores aprovaram a reposição salarial de 2,92% para o Grupo 19 (Firjan) e Sinaval. Para o Sindirepa, as negociações ainda continuam. O Sindicato ainda vai lutar para que outras empresas, onde há maior mobilização, fechem com o reajuste de 3%. Além disso, no caso do Grupo 19, o acordo das cláusulas sociais será por dois anos. No próximo ano, serão negociadas apenas as cláusulas econômicas, que inclui o reajuste do salário.
Em um momento de sérios ataques aos direitos dos trabalhadores, tanto por parte dos patrões quanto pelo governo federal, é importante garantir as conquistas na convenção coletiva, pois não pode ser alterada enquanto o acordo estiver vigente.
Foi sem dúvida uma campanha difícil, o Rio de Janeiro continua batendo recordes de desemprego, com queda na indústria e fechamento de empresas. O setor naval segue paralisado, sem qualquer perspectiva de retorno. Enquanto isso, os governos continuam sem planos para a geração de empregos e tentam a todo custo retirar direitos já conquistados.
Manter a pressão
“A nossa categoria segue em um momento complicado, mesmo assim conseguimos fechar um acordo sem perdas salariais e com a manutenção dos direitos. Desde o primeiro momento, nosso Sindicato disse que não aceitaria retirada de direitos. Mesmo com o acordo fechado vamos continuar pressionando para melhorar a situação dos trabalhadores e garantir o emprego de todos”, afirma Jesus Cardoso, presidente do Sindimetal-Rio.
15,143 total views, 2 views today