NOTÍCIAS

Cipeiro demitido na Ebse é reintegrado pelo Sindimetal

A direção do Sindimetal-Rio esteve nesta quinta-feira (dia 1º/10), na Ebse, em Santíssimo, acompanhando a oficial de justiça que levou a ordem do juiz para reintegrar o cipeiro Alex da Costa Batista, o Lek Show, como é conhecido entre seus companheiros.

Desta forma, o Sindicato e o seu Departamento Jurídico garantem mais uma conquista para os trabalhadores da Ebse. Alex foi sumariamente demitido em janeiro deste ano e o Sindicato entrou com ação na justiça para reintegrá-lo imediatamente.

A advogada do Sindicato, Dra. Cláudia Vieira, informou na ação que é proibido demitir cipeiro e para isso usou a lei que diz, no art. 10, II, “fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa: a) do empregado eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato”.

A advogada alertou ainda que de acordo com a súmula 339, do TST: “o suplente da Cipa goza de garantia de emprego prevista no art. 10, II, a, do ADCT, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988”.

Lutar por seus direitos é garantia de sucesso!!!

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais