NOTÍCIAS

Conheça o programa ProJovem Urbano

Jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever – a oportunidade de terminar o ensino fundamental e serem capacitados profissionalmente em um período de 18 meses, ininterruptos. Para fazer a matrícula o interessado precisa ir até uma das sete unidades escolares que oferecem o ProJovem Urbano e apresentar o CPF, a Carteira de Identidade e um comprovante de residência.

As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e incluem disciplinas do currículo obrigatório e iniciação à qualificação profissional. Os estudantes também terão aulas de informática.

É importante ressaltar que os alunos do ProJovem Urbano têm direito aos mesmos benefícios dos outros alunos da Rede Municipal de ensino: material escolar, livros, uniforme e refeição completa, diariamente. Como um complemento à aprendizagem, os alunos poderão utilizar todos os espaços da escola, como laboratório de informática e sala de leitura. Além disso, os aqueles que utilizarem o transporte coletivo para dirigir-se à escola receberão o RioCard, sistema eletrônico de passe livre para estudantes.

Ao término do curso, o aluno aprovado receberá o certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, modalidade EJA, com a indicação da Qualificação Profissional Inicial oferecida na escola onde estudou. A capacitação será oferecida através da empresa Arco Ocupacional Turismo e Hospitalidade, nas áreas de Organizador de eventos, Garçom, Recepcionista de hotéis e Monitor de turismo local.

Com a conclusão do Ensino Fundamental, os alunos são orientados para realizar suas matrículas nas escolas de Ensino Médio. Eles também podem optar por participar da seleção de ingresso no Ensino Médio articulado com a formação profissional (PROEJA), oferecido no Colégio Pedro II e no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Além disso, são divulgadas ofertas de vagas para o Ensino Médio e em cursos de qualificação profissional.

E aí, se interessou?

Para se inscrever, é preciso ser morador da cidade do Rio de Janeiro, saber ler e escrever e ter o Ensino Fundamental incompleto. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cópias do documento de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento, CPF e o original do histórico escolar.

Informações:

Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA), que atende nos telefones 2976-2292 e 2976-2307 ou pelo e-mail projovem@rioeduca.net

244 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores.

O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais