NOTÍCIAS

Debate na Nuclep aborda assédio moral nas empresas

O Sindimetal-Rio e a Nuclep promoveram, no dia 6, um debate sobre o assédio moral. O auditório da empresa ficou cheio, onde os trabalhadores puderam relatar diversos casos de assédio.

A diretora do Sindicato, Raimunda Leone, afirmou que o assédio moral é uma prática que fortalece o preconceito, a discriminação e o racismo. “Esse é um problema coletivo que precisamos combater, é uma bandeira de todos nós. Queremos o trabalho em um ambiente saudável, com respeito”, afirmou a diretora.

O diretor Olindino Cerqueira, que também é membro da associação dos funcionários da Nuclep, declarou que os sindicalistas também precisam conhecer mais sobre o assédio moral para ajudar a combater esta prática.

O debate contou com a participação da pesquisadora Rita de Cássia, da escola de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman Ensp-Fiocruz. Ela ressaltou a importância deste debate e lembrou que 2 de maio foi o dia mundial de combate ao assédio moral. Rita disse que assédio é o ato de desqualificar, humilhar e constranger o outro.

A professora Terezinha Martins, coordenadora da Uni-Rio sobre o assédio moral no trabalho, que iniciou sua exposição afirmando que “vivemos em uma sociedade de classe, onde nós trabalhamos para outros ganharem”. Para ela, o assédio é um problema da direção da empresa, que atinge, entre outros, sindicalistas que lutam pelos direitos do coletivo dos trabalhadores.

O evento foi organizado pelo Sindicato junto com os companheiros do RH da empresa e a Assistência Social, que fizeram com que a atividade fosse um sucesso.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais