NOTÍCIAS

Dieese: Qual a importância da organização sindical dos trabalhadores?

Dieese divulga nota técnica que aponta a história de luta dos sindicatos e que negociações coletivas são instrumentos fundamentais ao ampliar os direitos garantidos por lei e avançar em novas conquistas para os trabalhadores.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou uma nota técnica onde aponta a importância da organização sindical dos trabalhadores. O documento aponta que as negociações coletivas são instrumentos fundamentais para os sindicatos, pois ampliam os direitos garantidos por lei e avançam em novas conquistas para os trabalhadores. Além disso, o Dieese argumento que as entidades representativas de trabalhadores precisam dispor de recursos – políticos e financeiros – para se contraporem ao poder das corporações empresariais.

Outro ponto destacado pelo Dieese é que os sindicatos – que conseguiram importantes avanços sociais, entre os quais se destaca a redução gradual da jornada de trabalho, de um total de até 16 horas, no século XVIII, para as atuais 8 horas ou menos, na maioria dos países -, além da organização e defesa dos direitos da classe trabalhadora, tem exercido um importante papel na vida política nacional. Destaca-se sua atuação no combate à ditadura e na luta pela redemocratização do país, nas campanhas pela anistia, pelas eleições diretas para presidente da República e pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Leia o documento completo: Nota Técnica do Dieese

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais