NOTÍCIAS

Documentário narra os 100 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro

Documentário

Filme terá pré-estreia aberta e gratuita no Cinema Odeon dia 04 de maio

Na sexta-feira, dia 04 de maio, às 18h30, será lançado no Cinema Odeon, Cinelândia, o longa-metragem “Entre Greves” que conta a história centenária do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro. Com direção de Adil Lepri, produção de Diana Iliescu e Nely Coelho da Ginja Filmes, o documentário apresenta trechos fundamentais da história política do país sob o ponto de vista dos trabalhadores.

Evento: 100 anos de lutas

Dentre os episódios retratados, podemos destacar a construção da sede do SindMetal em Benfica, através da doação de um dia de trabalho de cada sindicalizado; a revolta dos marinheiros em 64, quando se amotinaram no sindicato; e as mais importantes greves dos últimos cem anos, desde a primeira greve geral de 1917, passando pelas grandes paralisações dos anos 70 e 80, até o momento atual, com o desmonte da indústria naval carioca e a revisão da legislação trabalhista.

Com narração do ator Bemvindo Sequeira, o longa conta ainda com a participação de historiadores, operários, parlamentares e diversas lideranças sindicais, como o atual presidente do SindMetal RJ, Jesus Cardoso. “A história desta categoria é marcada pela luta. Apesar de toda repressão que já tivemos no Sindicato, os metalúrgicos sempre estiveram na linha de frente pela democracia, soberania e pelos direitos dos trabalhadores”, declara Cardoso.

A exibição terá entrada gratuita, com distribuição de pulseiras meia hora antes do início da sessão. Após a pré-estreia, o filme passará pelo circuito dos festivais de cinema. Em 2019, o documentário será exibido na televisão.

Ficha Técnica

Roteiro, Direção e Montagem ADIL LEPRI Produção Executiva e Direção de Produção DIANA ILIESCU e NELY COELHO Produtora Associada DANI LAURÍA Assistência de Direção e Pesquisa ALINE CASTELLA Direção de Fotografia e Câmera GREGORI BASTOS Câmera Adicional ADIL LEPRI, DIANA ILIESCU, LUIAN VALADÃO Som direto MARCIO BERTONI e PEDRO MOREIRA Som Adicional FÁBIO CARNEIRO LEÃO  Trilha Original, Edição de som e Mixagem BERNARDO GEBARA Narração BEMVINDO SEQUEIRA Correção de cor FABRICIO BATISTA Assistência de Produção GUILHERME BARCELOS, CRIS MONTEIRO, NATALIA AZEVEDO e MOYSÉS LAGARES Designer THIAGO VENTUROTTI

Realização GINJA FILMES

Apoio SINDMETAL RJ

 

SINDICATO DOS METALÚRGICOS: 100 ANOS DE LUTAS

Local: Cinema Odeon, Cinelândia, Rio de Janeiro

Data: Sexta-feira, 04 de maio de 2018

Horário: 18h30

Classificação: Livre

Ingressos: Gratuitos

Lotação: 550 lugares

Como chegar: Metrô estação Cinelândia, ônibus e VLT

Contato com imprensa e informações :

Diana Iliescu – (21) 99165.2048 – ginja.pro@gmail.com

578 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores.

O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais