NOTÍCIAS

Eisa: homologações serão retomadas nesta segunda (11) no Sindimetal

Veja no final da matéria a lista com as novas datas. O Sindimetal-Rio informa que está suspensa a assembleia que estava marcada para esta segunda-feira, dia 11, no Eisa. A direção do Sindicato se reuniu com a empresa nesta sexta-feira (8), mas nada de concreto foi apresentado por parte deles para garantir a volta dos trabalhadores.

No dia 7, a direção do Sindicato teve nova reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT) relatando o descompromisso do Eisa, porém nenhuma medida foi tomada pelo MPT.

A direção do Sindicato tentou de todas as formas buscar maneiras para o Eisa retomar as obras e garantir os empregos de todos os trabalhadores do estaleiro, que chegou a pedir tempo para tentar um acerto com os armadores. Nossa entidade procurou não só garantir as rescisões dos funcionários do Eisa, mas manter a continuidade da empresa que gera milhares de empregos diretos e indiretos. Por isso realizou, junto com os trabalhadores, diversos atos na porta do estaleiro, no aeroporto do Galeão e no centro do Rio. Mas a falta de credibilidade da empresa parece que falou mais alto.

O Eisa continua em recuperação judicial. O estaleiro estava tentando retomar as obras em um acerto com os armadores, mas nada avançou. Para o Sindicato não é possível continuar nesse impasse, sem uma definição na vida dos trabalhadores, que desde dezembro vêm sofrendo com as incertezas geradas e a falta de algo concreto por parte da empresa. Vários trabalhadores estão em sérias dificuldades, com atraso de alugueis e outros compromissos por conta deste descaso da empresa.

Diante da falta de uma ação concreta para isso, o Sindimetal reafirma a retomada das homologações. A listagem segue a mesma que foi definida anteriormente pelo Ministério Público do Trabalho (veja no final). A mudança é apenas na data, mantendo a ordem de 100 trabalhadores por dia.

No momento não há nenhuma perspectiva de contratação. Qualquer mudança seria apenas se o estaleiro chegasse a algum acordo com os armadores e, assim, retomar as obras, contratando novamente seus funcionários.

Na homologação, será “dado baixa” na carteira e liberado o FGTS – fazendo as ressalvas que forem necessárias – para a liberação do auxílio desemprego.

O trabalhador que tem a carteira de trabalho na empresa deve ir ao Eisa para resgatá-la.

Sem nenhuma resposta positiva para apresentar na assembleia, só restou o cancelamento da mesma, pois sabemos das dificuldades financeiras que os trabalhadores teriam para se deslocarem para o estaleiro. Mesmo assim, alguns diretores do Sindicato estarão na porta do Eisa para atender os trabalhadores que lá estejam e tirar qualquer dúvida.

Veja baixo a listagem com as novas datas:

relação de demitidos para homologacao

 

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais