NOTÍCIAS

Emgepron: trabalhadores da FAJ também comemoram conquista

Os metalúrgicos da Emgepron, que trabalham na FAJ, também conheceram nesta segunda-feira (7), as últimas informações da luta que travam contra a empresa pelo reconhecimento de sua categoria profissional.

A sentença determina que a Emgepron reconheça seus funcionários como metalúrgicos, sendo aplicada imediatamente a convenção coletiva da categoria. A Emgepron tem o prazo de 30 dias – a contar a partir do dia 3 de julho – para cumprir a determinação sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.

O presidente do Sindimetal-Rio, Alex Santos, relatou a história de luta para esta conquista, as diversas reuniões com a empresa e com o Ministério da Defesa, em Brasília, para chegar a este momento.

Alex convocou os trabalhadores a conhecer mais sobre a atual convenção coletiva dos metalúrgicos e todas as conquistas incluídas nelas. Disse ainda para que todos participem ativamente do dia a dia do Sindicato, contribuindo para a melhoria e os avanços da entidade.

A advogada Cristiane, do departamento jurídico do Sindimetal-Rio, também relembrou o histórico de lutas para o reconhecimento dos trabalhadores como metalúrgicos.

A lista publicada abaixo com 539 nomes corresponde ao que a empresa juntou no processo. Porém, o Sindicato não aceitou esse quantitativo, uma vez que a quantidade de trabalhadores é muito maior.

A determinação da justiça atende a mais de 1700 trabalhadores, uma vez que através da guia de contribuição sindical divulgada pela empresa foi comprovado que o número de trabalhadores era bem maior do que o indicado em momentos passados do processo judicial.

539 nomes juntados pela empresa

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais