NOTÍCIAS

Lançamento do submarino Riachuelo é um marco da indústria naval brasileira

O lançamento do Submarino Riachuelo, no dia 14 de dezembro, em Itaguaí, se tornou um marco para o país e a Marinha brasileira. Este é o primeiro submarino modelo Scorpène adquirido através do Acordo de Transferência de Tecnologia firmado entre a França e o Brasil de 2008.

A Nuclep foi a encarregada pela mecânica pesada dos cinco submarinos encomendados pela Marinha do Brasil. Essa experiência coloca esta empresa pública, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, em um novo patamar de conhecimento e experiência no setor.

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro esteve na cerimônia de lançamento e pode constatar a importância da Nuclep no projeto, mostrando também que os metalúrgicos funcionários da empresa estão preparados para assumir encomendas deste porte.

Neste acordo com a França foi garantida a transferência de tecnologia para projetar os outros submarinos diesel-elétricos e o sistema de plataforma de um submarino com propulsão nuclear, que devem ser construídos no Brasil.

A previsão do próximo submarino, o Humaitá, é que seja lançado em 2020, o Tonelero em 2021, o Angostura em 2022 e, por último, o submarino com propulsão nuclear, em 2029.

1,335 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais