NOTÍCIAS

Melquizedeque, da CTB, é o novo presidente do Sindimetal-Rio

Com 99,5% dos votos, a Chapa 1 – Garra Metalúrgica venceu nesta quinta-feira (11) a eleição para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio). O novo presidente será Melquizedeque Cordeiro, atual secretário jurídico da entidade. O mandato será de quatro anos (2023-2027).

A eleição, realizada de 9 a 11 de maio, foi presencial. Os sócios do Sindicato puderam votar na sede do Sindicato, nas subsedes ou nas empresas. De um total de 1.053 eleitores, 1.048 escolheram a Chapa 1.

A direção eleita é composta por sindicalistas da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), além de lideranças independentes. Na presidência, Melquizedeque, da CTB, vai substituir Jesus Cardoso, que estava à frente do Sindicato desde 2015.

“Quero agradecer a confiança dos trabalhadores da nossa base metalúrgica, que deram a mim a responsabilidade de conduzir esse importante sindicato, com mais de cem anos de lutas”, afirmou Melquizedeque. “Precisamos do apoio de toda a nossa base. O momento é de unidade dos trabalhadores.”

Sindicato metalúrgico mais antigo do Brasil, o Sindimetal-Rio foi fundado em 1º de maio de 1917 e se chamava União Geral dos Metalúrgicos. Em 1932, foi reorganizado como entidade sindical. Sua base abrange cerca de 20 mil trabalhadores, em sete cidades – com destaque para o Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Itaguaí.

914 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais