NOTÍCIAS

Metalúrgicos aprovam pauta com proposta de reajuste salarial

Os metalúrgicos do Rio de Janeiro realizaram, no dia 21, a primeira assembleia da campanha salarial, onde aprovaram a pauta de reivindicações do Grupo-19, Sindirepa e Sinaval. A categoria vai lutar por um reajuste que contemple a inflação do período mais 3% de aumento real.

O presidente do Sindicato, Jesus Cardoso, disse que mesmo com a crise atual, os metalúrgicos têm seus direitos garantidos e que será feita uma grande batalha para a conquista de um reajuste digno para a categoria.

A assembleia recebeu trabalhadores de dezenas de empresas. Além do reajuste, também foi destacado a luta em defesa dos direitos sociais, contra qualquer retrocesso.

A diretora do Sindimetal e da CTB nacional, Mônica Custódio, falou da importante batalha das centrais sindicais contra a proposta do governo interino de Michel Temer que pretende cortar direitos dos trabalhadores na previdência social e das mudanças na CLT, como por exemplo, a terceirização sem limites.

Em breve o Sindicato enviará a pauta aprovada para as entidades patronais para que sejam marcadas as reuniões de negociação.

Para o Sindimetal, a luta deste ano vai requerer muito mais união e participação dos metalúrgicos. É importante a presença de todas nas ações nas portas das empresas e nas próximas assembleias.

Tentativa de coerção

Ainda durante a assembleia, vários policiais estiveram na sede do Sindicato, relembrando o obscuro período da Ditadura. Os policiais afirmaram ter recebido denúncia de que haveria passeata da categoria. Para a nossa entidade, foi um claro movimento para tentar inibir a luta dos trabalhadores. Essa foi uma ação desse governo que não olha para a classe trabalhadora, tentando intimidar a todos.

O Sindicato reafirma sua posição de luta junto com toda a categoria. Atos como esse não nos intimidará. Estaremos nas ruas e nas fábricas buscando os direitos dos trabalhadores. Esse governo não nos representa. Um Sindicato que vai completar 100 anos de luta não se curva diante dessas ações.

2,434 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais