NOTÍCIAS

Nota de Pesar

O Sindicato dos Metalúrgicos manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-presidente do Sindimetal-Rio, Valdir Vicente, que era dirigente da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Valdir foi presidente da entidade em dois momentos, o primeiro em 1971, e depois em 1984. Com uma longa trajetória no movimento sindical, Valdir Vicente começou a trabalhar ainda jovem, vindo de Pernambuco, nos estaleiros do Rio de Janeiro. 

Valdir Vicente de Barros faleceu de uma parada cardíaca na no dia 15. Foi preso político durante a Ditadura Empresarial-Militar, posteriormente anistiado na redemocratização. Foi diretor da CNTI, fundador da CGT e, também, fundador da UGT. 

Na UGT, ele foi o responsável pela Secretaria de Integração da América Latina, secretário da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul por dois mandatos e fundador do Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul, onde militou por mais de uma década. 

Valdir Vicente, Presente! 

1,201 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais