NOTÍCIAS

Nota de Repúdio ao Deputado Federal Jair Bolsonaro

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e a Fitmetal vem a público repudiar veementemente a violência praticada pelo Deputado Jair Bolsonaro, contra a Deputada Maria do Rosário, na sessão de 9 de dezembro na Câmara Federal. Uma violência que teve como alvo a Deputada mas que atinge a todas as mulheres brasileiras, desrespeitadas pelo parlamentar em pleno plenário da Câmara Federal.

É completamente inaceitável a ofensa praticada pelo parlamentar que disse à deputada Maria do Rosário que não a estupraria porque ela não merece.  Maria do Rosário foi ministra dos Direitos Humanos e há muito tempo contribui com o tema no Brasil. O Sindimetal-Rio salienta que nenhuma mulher merece ser estuprada e que atitudes com a que teve em 9 de dezembro, apenas comprovam que é Jair Bolsonaro quem não merece ser deputado.

Questionamos ao poder público até quando será tolerado que parlamentares como o Deputado Jair Bolsonaro preguem em seus discursos tamanha incitação ao preconceito e violência contra as mulheres? Exigimos respeito às parlamentares que foram legitimamente eleitas apesar da desigualdade de condições em que concorrem ao parlamento, mas que representam 51,5% da população brasileira.

A Câmara Federal não pode se tornar palco demonstrações de selvageria, onde várias parlamentares foram alvo da sanha sexista que se propaga e em que se comprazem parlamentares que prestam um desserviço à consolidação da democracia e da cultura da paz no nosso país. O Sindimetal-Rio não apenas repudia a postura do Deputado como exige publicamente dos órgãos competentes que tomem as medidas não apenas pela cassação do mandato do deputado, mas que ele responda criminalmente por suas atitudes.

Rio de Janeiro, 17 / 12 / 2014

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais