NOTÍCIAS

O Dia: Em defesa da Indústria Naval no Rio de Janeiro

O Sindimetal-Rio publicou no jornal O DIA, desta quarta-feira, dia 23, mensagem à sociedade sobre a recente decisão do governo do estado em tornar o estaleiro Caneco, no Caju, em um centro pesqueiro. Veja abaixo:

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro recebeu na última semana a notícia de que o Estaleiro Caneco, localizado no bairro do Caju, zona portuária do Rio, foi arrematado pelo Governo do Estado para ser transformado em um complexo pesqueiro.  

O Estaleiro Caneco, fundado em 1886, faz parte da história da indústria naval do país, sendo o Rio de Janeiro berço deste setor. Milhares de empregos foram perdidos com o fechamento dos estaleiros no RJ nos últimos anos, hoje praticamente com o setor parado. Só o Caneco tinha capacidade para construir navios de até 2.500 toneladas.  

Com essa decisão, o Rio de Janeiro perde a oportunidade de ser novamente o celeiro da indústria naval e do petróleo, que poderia gerar empregos de qualidade, renda e impostos para o nosso estado. Infelizmente, em nenhum momento o governador chamou o sindicato dos trabalhadores e demais setores para dialogar sobre a importância daquela área. O complexo tem uma área de 135 mil m², com infraestrutura para receber investimentos e alavancar novamente o setor naval. 

O Sindicato espera que o governador reavalie as mudanças sugeridas para o local, que dialogue com o sindicato e os setores empresariais da indústria naval para que se chegue a uma proposta que possa comtemplar todos os segmentos, com o objetivo de trazer empregos e renda para o Rio de Janeiro. 

1,984 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais