NOTÍCIAS

Presidente do Sindimetal-Rio participa de encontro dos movimentos sociais com Dilma

O presidente do Sindimetal-Rio, Jesus Cardoso, participou no dia 13 do ato com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília, chamado de “Diálogo com Movimentos Sociais Brasileiros”.

“Esse encontro mostrou que os trabalhadores têm lado. Nós estamos ao lado da democracia, contra o retrocesso e em defesa do emprego e do desenvolvimento. Os golpistas querem tirar um governo eleito pela maioria e isso não podemos aceitar”, destacou Jesus Cardoso.

“Os que falaram aqui representam o que há de mais expressivo do movimento social”, disse a presidenta, ao saudar as lideranças. Dilma falou de diversidade e da capacidade que o povo brasileiro tem. “Não somos um país que tem a sociedade simples. Nossa sociedade é complexa. Temos negros, índios, brancos, africanos, asiáticos. Temos gente de todas as origens. Ao mesmo tempo nossa sociedade passa por profunda transformação”, afirmou. Segundo ela, o grande mérito dos últimos anos é que o governo reconheceu a necessidade de fazer políticas para os que precisavam. “Somos mais de 203 milhões de brasileiros e temos uma característica, somos capazes do convívio fraterno”, declarou.

O presidente da central da CTB, Adilson Araújo, falou sobre a importância de unir forças contra o conservadorismo existente na atual conjuntura política do Brasil.

Adilson classificou como certeira a decisão do governo em ouvir os movimentos sociais neste momento de crise, pois desempenham um papel fundamental na luta contra o retrocesso e o avanço de pautas conservadoras que prejudicam o desenvolvimento do País.

“O governo, acertadamente, dialoga conosco neste momento decisivo, onde a preocupação com nossa com a conjuntura atual é um fato. Sabemos que há uma crise política institucional onde todo esse conservadorismo que está aí depõe contra os interesses sociais. Então é necessário compreender a importância que o movimento sindical tem na retomada da agenda política positiva, voltada aos trabalhadores – e a presidenta reconheceu isso”.

Em apoio à Dilma, o cetebista disse, durante discurso, que o País está sob ameaça de uma mídia golpista, a serviço daqueles que foram derrotados nas eleições e agora arquitetam um golpe contra a democracia. “Estamos perdendo o debate na opinião pública porque a mídia não reproduz os avanços, a grandeza que nós construímos. É chegada a hora de unir forças, de recompor nosso exército, de fazer valer a bandeira da democracia. Estamos dispostos a lutar. Não podemos permitir que um governo democrático popular seja refém desse ambiente hostil”, declarou.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais