NOTÍCIAS

Reunião no MPT define acordo para os trabalhadores do Eisa

A direção do Sindimetal-Rio participou de duas reuniões com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar da situação dos trabalhadores demitidos do Eisa. Na primeira reunião (21), o Sindicato relatou o caso dos três mil funcionários demitidos. Como não havia nenhum representante do estaleiro, o MPT remarcou nova reunião para o dia seguinte (22).

Na ocasião, o Sindicato cobrou os pagamentos dos demitidos. Ficou acertado que os contratos serão homologados a partir de 4 de janeiro. Assim os trabalhadores poderão sacar o FGTS e dar entrada no pedido do auxílio desemprego. O Eisa ainda se comprometeu a enviar os nomes dos trabalhadores para a Procuradoria do Trabalho até o dia 30 deste mês. O objetivo é fazer 100 homologações por dia.

O Eisa está em recuperação judicial e, a partir de agora, as decisões ficam com a 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, onde a empresa recorreu para pedir proteção à Justiça. Todos os valores relativos a salários vencidos, férias, décimo terceiro e verbas rescisórias vão ser tratadas nesta Vara Empresarial.

O Sindicato fará todo o acompanhamento e cobrará todos os direitos dos trabalhadores demitidos.

Apesar das dificuldades da situação econômica nacional, o Sindimetal-Rio continuará buscando formas para a retomada do setor naval no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo garantir os direitos dos trabalhadores demitidos do Eisa, assim como foi feito com a EBE, que pagou as verbas devidas aos seus funcionários. Para 2016, a expectativa também é de reabertura do estaleiro Rio Nave, no Caju.

Possível retorno

O acordo feito na justiça prevê ainda que caso o Eisa receba os recursos para retomar as obras que já estão no estaleiro, a prioridade da contratação será entre os demitidos.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais