NOTÍCIAS

Rio Nave deve apresentar planilha de pagamentos e retomar atividades em janeiro de 2015

Nesta terça-feira (9/12), aconteceu nova audiência no Ministério Público do Trabalho para tratar do caso do Rio Nave. O estaleiro está fechado e os trabalhadores estão há quatro meses sem receber. Alguns funcionários fizeram homologação, mas nada receberam de direitos como o FGTS.

Até agora foram feitas 305 rescisões de contrato de trabalho, mas nem todos tiveram suas homologações por conta do não depósito do FGTS. Na audiência, o Sindicato reafirmou sua preocupação com os trabalhadores que tiveram o contrato rescindido, mas que nada receberam.

Foi acordado com o Sindicato e o Sinaval, em reunião no dia 8 de dezembro, que quem ainda tem contrato de trabalho em curso, cerca de 300 pessoas, terão férias coletivas de 10 de dezembro deste ano a 10 de janeiro de 2015. Entre janeiro e março de 2015, estes receberão os salários e o vale-refeição dos meses em curso e ainda dos meses de setembro a dezembro de 2014.

O estaleiro também apresentou a carta da Graninter na qual se afirma o compromisso das parcelas em atraso referente ao contrato de duas barcaças oceânicas e que pretende solucionar os valores em aberto.

Como o estaleiro necessitará contratar novamente após a retomada dos trabalhos, ficou acertado que os funcionários demitidos terão prioridade na contratação.

O Rio Nave ainda precisa apresentar uma planilha para quitação das verbas rescisórias. Por conta disso, foi marcada nova audiência para o dia 16 de dezembro (terça-feira), às 14h, quando eles deverão apresentar a relação dos trabalhadores que não tiveram o depósito do FGTS. O estaleiro também pode apresentar a planilha para o pagamento das verbas rescisórias e ainda o quantitativo de trabalhadores que deverá admitir em 2015 para a retomada das atividades.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais