NOTÍCIAS

Sindicato e Emgepron se reúnem em audiência na justiça

No dia 16, na sala de audiências da Vara do Trabalho, foi realizada a audiência relativa ao processo (0100198-87.2016.5.01.0048) dos trabalhadores demitidos em massa da Emgepron.

O Sindicato informou ao Ministério Público do Trabalho que propôs ação para que a empresa anule as dispensas ocorridas, sob o fundamento da impossibilidade de ocorrer dispensas imotivadas.

O Sindimetal também informou à justiça que não foi comunicado da dispensa coletiva e assim que soube oficiou a empresa solicitando reunião; que esta reunião ocorreu e foi no dia 15.02.2016 e nada foi extraído de concreto.

O juiz informou que irá conceder a tutela antecipada para que a empresa não faça demissões em massa novamente sem que seja realizada prévia negociação com o Sindicato.

A Emgepron disse que possuía cerca de 1.700 empregados e demitiu 400 empregados em fevereiro de 2016, não havendo expectativa de mais demissões. A empresa alegou ainda que as dispensas ocorreram porque a Marinha do Brasil, a principal cliente, deixou de pagar os contratos, encerrando o ano de 2015 com o débito de cerca de cem milhões; que no final de janeiro a empresa recebeu um ofício da Marinha, informando que haveria um corte de 45% do contrato com a Marinha sobre o Arsenal.

A Emgepron requereu a produção de prova pericial, a fim de demonstrar a ausência de recursos financeiros para manter esses empregados, o que foi aprovado pelo juíz. O Sindicato também apresentará pedidos para esta prova pericial de forma a mostrar a importância da manutenção dos empregos.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais