NOTÍCIAS

Sindicato se reúne com MPT, Eisa, Synergy e Log-In

Após a assembleia na porta do Eisa, grupo Synergy, a direção do Sindicato esteve no Ministério Público do Trabalho, com os representantes do Eisa, da Comissão de Fábrica e a Log-In.

Pode-se dizer que de uma maneira geral a reunião foi positiva. Foi passado para o representante do grupo Synergy, Omar Peres, todas as dificuldades que a empresa está atravessando. Este garantiu ao Sindicato e ao MPT que a empresa vai retomar suas atividades.

Foi solicitado à Log-inque ela realizasse um adiantamento, e que esse recurso fosse direcionado e gerenciado pela própria empresa no intuito de quitar os débitos com os trabalhadores e o imediato retorno as atividades normais do Estaleiro. A Log-in vai dar retorno desta solicitação na terça feira, dia 12, às 14h no MPT.

O MPT e o Eisa concordaram em facilitar a saída dos trabalhadores que assim desejarem, podendo os mesmos fazer suas homologações, dar baixa na CTPS, sacar o FGTS e ter acesso ao auxílio desemprego; quanto às verbas rescisórias as mesmas serão questionadas judicialmente pelo SINDICATO, que vai convocar os trabalhadores que já deram entrada ao processo de rescisão indireta para que possam se utilizar desta saída.

Pela parte do Eisa, foi garantida a prioridade na recontratação se os trabalhadores assim quiserem, quando o Estaleiro retomar suas atividades normais. O Eisa, a pedido do Sindicato, concordou em atender as emergências médicas dos trabalhadores que estiverem com urgências. Estes devem procurar o Estaleiro.

Foi solicitada pelo Eisa a suspensão temporária dos contratos de trabalho por 90 dias, porém esta suspensão não seria na forma tradicional, a mesma seria realizada com o pagamento apenas do Sodex, pois a situação não tem parâmetros legais e nem estruturais para o que prevê a legislação vigente. O Estaleiro esta garantindo ainda seis meses de estabilidade após o retorno para os trabalhadores que aderirem a suspensão.

Sobre esta decisão, o Sindicato convoca os trabalhadores do Eisa para a assembleia da próxima terça-feira (12), às 7h, na porta do estaleiro para deliberar sobre essas propostas. Na parte da tarde, haverá nova reunião no Ministério Público do Trabalho.

Clique AQUI para ler a ata completa da reunião no MPT

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais