NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio vai a Brasília na busca dos direitos dos metalúrgicos da Emgepron

Emgepron

A Direção do Sindimetal-Rio, com seu departamento jurídico, esteve recentemente em Brasília (DF) para dialogar com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a situação dos trabalhadores da Emgepron, que há anos lutam para serem reconhecidos como metalúrgicos e representados por este Sindicato.

O Sindimetal-Rio buscou, nesta visita, explicar toda a situação destes trabalhadores, que não têm, todos esses anos, seus direitos reconhecidos e respeitados. A visita foi importante para deixar claro a situação destes companheiros, com a nossa entidade explicando detalhadamente a situação. O processo agora se encontra no TST para julgamento ainda sem data marcada. O Sindicato, além de explicitar os problemas enfrentados por estes trabalhadores, pede que esse julgamento ocorra o quanto antes, pois a Estatal continua pagando salários muito abaixo do que a categoria metalúrgica deve receber pelo seu acordo coletivo.

Luta histórica em defesa dos trabalhadores para o reconhecimento da categoria metalúrgica

Não dá para entender como uma empresa que constrói navios e submarinos e produz material bélico não é considerada metalúrgica. Há 20 anos os trabalhadores vêm pleiteando o direito de estar incluídos na convenção coletiva dos metalúrgicos.

Enquanto o processo se arrasta, os salários continuam rebaixados e vergonhosos. É inaceitável como uma empresa pública paga tão pouco aos seus funcionários e deixa todos em estado de penúria. As famílias estão passando necessidade.

A Emgepron é uma empresa pública, 100% do governo federal, mas gerenciada por militares da mais alta patente. Ao que parece a justiça atende apenas a esses, e se esquece dos trabalhadores, que são extremamente explorados com essa atitude da Emgepron, sem receber os reajustes da convenção coletiva e outros benefícios.

Essa é uma empresa estratégica para a soberania nacional e não pode continuar tratando seus funcionários desta forma. Desde o primeiro momento, o Sindicato esteve atuando firme para o reconhecimento destes trabalhadores como metalúrgicos para que recebessem os benefícios da convenção coletiva da categoria.

503 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores.

O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais