NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio reúne Associação de Empregados e CTB para a defesa da Nuclep

Nuclep

Empresa estratégia para a soberania nacional, a Nuclep está na mira da privatização ou até mesmo de extinção pelo governo Bolsonaro. O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio reuniu em sua sede nesta quarta-feira, dia 20, a Associação de Empregados da Nuclep e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) para definir estratégias para defender a empresa pública.

A Nuclep atua no setor nuclear, petróleo, gás e mineração, operando com caldeiraria mecânica pesada. A empresa é responsável por construir submarinos para a Marinha do Brasil, inclusive o primeiro com propulsão nuclear.

Na reunião entre os representantes das três entidades, ficou definido a importância de se tomar medidas políticas e jurídicas para impedir esse crime contra uma empresa estratégica para a soberania brasileira, tão importante para o Brasil, o Estado do Rio e para a cidade de Itaguaí, onde está instalada.

As entidades pretendem unir forças com uma frente parlamentar em defesa da Nuclep, reunir as demais centrais sindicais e unificar a luta em defesa das estatais que também correm o risco de privatização no governo Bolsonaro.

As entidades avaliam que privatizar ou extinguir a Nuclep é um atentado contra a soberania nacional, por ser uma empresa estratégica, com funcionários preparados, que desempenham uma função importante para o país. E que por isso não se pode aceitar que toda a tecnologia da empresa, seu conhecimento e experiência caiam nas mãos de empresas estrangeiras ou mesmo que seja perdida.

Leia Também:

Sindicato busca apoio para defender a Nuclep

Lançamento do submarino Riachuelo é um marco da indústria naval brasileira

 

1,358 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais