NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio participa de atividade da Frente Parlamentar e visita estaleiros

A direção do Sindimetal-Rio, junto com a CTB-RJ e outras entidades, participou de uma visita aos estaleiros Renave e Mauá, na cidade de Niterói, e de uma reunião na Universidade Federal Fluminense (UFF), na mesma cidade, para colher o diagnóstico da situação das empresas e colaborar com a formulação de propostas para retomada do Setor naval. 

“Essa visita faz parte da luta pela retomada do setor naval, reunindo parlamentares e entidades, para apresentar as condições dos estaleiros hoje e construir propostas para a retomada deste importante segmento para o Rio de Janeiro, com geração de emprego para os trabalhadores”, avalia Melquizedeque.

Para a CTB-RJ, participar dessa visita é garantir que essa retomada venha com garantia de direitos para os trabalhadores e trabalhadoras: “A retomada do protagonismo dessa indústria se reveste tb na retomada dos empregos e queremos assegurar que essa retomada leve em conta a questão dos direitos trabalhistas, da segurança no trabalho e fundamentalmente para que essa indústria recupere seu lugar nesse país e se torne uma política de estado, uma política permanente”  – comentou Paulo Sérgio Farias, Presidente da CTB-RJ.

O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), esteve à frente da visita, lembrou do papel importante da indústria naval para o país.

“Em todo o mundo, a Indústria Naval tem papel estratégico: envolve Defesa Nacional, Marinha Mercante, construção naval, navegações de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, interior e atividade portuária, bem como extrativismo mineral, pesca industrial e geração de energia offshore. O domínio da tecnologia e da produção nacional minimamente suficiente dos insumos da longa e complexa cadeia produtiva é parte da nossa soberania. O Brasil não pode abrir mão de sua indústria naval e offshore. “ – disse o parlamentar

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) pontuou que a visita técnica resultou na apresentação de muitas propostas e diagnósticos de gargalos do setor. 

“Nós estamos, de novo, numa fase do País em que o governo quer industrializar o Brasil. Essa indústria faz parte do novo contexto de retomada para que a gente possa soerguer o setor naval, para gerar emprego, renda e produtos brasileiros para a soberania do País.”

Após visitar os dois estaleiros, o grupo de parlamentares e sindicalistas seguiu para a Universidade Federal Fluminense, também em Niterói, onde se reuniram com a Reitoria e debateram o papel da universidade na retomada do setor. A Frente Parlamentar já realizou visita técnica em Rio Grande e São José do Norte, no sul do Rio Grande do Sul, e nas próximas semanas visitará estaleiros em Santa Catarina e Pernambuco. Matéria publicada pela CTB-RJ

894 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais