NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio participa de ato contra as terceirizações

Trabalhadores e Trabalhadoras tomaram as ruas do Estado do Rio de Janeiro em um grito contra o nefasto projeto das Terceirizações. Neste dia 15 de março, chamado pelas centrais sindicais e movimentos sociais de “Dia Nacional de Luta” a pauta que unificou os trabalhadores e as trabalhadoras foi o repúdio à aprovação do Projeto de Lei 4.330/2004, que propõe a regulamentação do sistema de terceirização no mercado de trabalho brasileiro. O Sindimetal-Rio esteve presente no ato e, segundo o companheiro Jesus, está firme na luta contra as terceirizações

– Esse ato foi muito importante para expressar para toda a sociedade a importância de se lutar contra a precarização que acontecerá com a aprovação do PL 4330. Desde a conquista da CLT nós sabemos como é difícil avançar nas bandeiras dos trabalhadores e nós não vamos permitir que a terceirização venha para acabar com os nossos direitos trabalhistas conquistados com muita luta.

Diversas atividades ocorreram durante o dia. Em frente à Refinaria Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, os petroleiros fizeram uma grande manifestação que culminou com a  interdição da pista, em protesto contra as terceirizações. Na Zona Norte da capital, a Rua Leopoldo Bulhões foi interditada parcialmente por trabalhadores dos Correios, que paralizaram as atividades do Centro de Tratamento de Encomendas de Benfica. Além de atacar o PL 4330, os trabalhadores liderados pelo Sintect-RJ, entidade filiada à CTB, exigiam melhores condições de trabalho, realização de concurso público e a revisão do desconto do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis). Ainda pela manhã, técnicos administrativos da UFRJ, liderados pela CUT e pela CTB ocuparam as pistas da Linha Vermelha e os trabalhadores da Cedae, reuniram-se com os dirigentes do Sintsama-RJ em  diversas unidades da empresa para protestar contra a aprovação do PL 4330 e exigir mais concursos para a Companhia.

No fim da tarde, na Praça da Cinelândia, no centro do Rio, representantes das centrais sindicais e de diversos movimentos sociais se concentraram em um ato que partiu em marcha até a sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) onde ocorreu um enterro simbólico da carteira de trabalho. Na avaliação do Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, o ato foi importante porque paralisou diversas categorias e deixou claro que os trabalhadores são contra o PL das Terceirizações. Leite também destacou a importância a atividade e da unidade das centrais sindicais e movimentos sociais, afirmando que:

– A unidade das centrais sindicais e dos movimentos sociais é fundamental para impedir o PL 4330. A aprovação desse projeto é a extinção da CLT e por isso é necessário que pressionemos com forte mobilização nas ruas para impedir que o lobby dos empresários consiga retirar direitos dos trabalhadores.

O cetebista conclamou todas as entidades e movimentos sociais presentes para construção de um grande ato unitário no 1° de maio, mantendo a mobilização dos trabalhadores para impedir a todo custo que a classe trabalhadora para o ônus da crise econômica e perca direitos duramente conquistados.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais