NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio participa de ato em defesa da democracia

Milhares de trabalhadores tomaram as ruas do Rio de Janeiro em defesa da democracia, da ampliação dos direitos e contra o ajuste fiscal. A atividade, organizada pelas centrais sindicais, partidos políticos de esquerda e movimentos sociais começou por volta das 14 horas, com diversas intervenções culturais e se concentrou para o ato político a partir 16h em frente a Igreja da Candelária. O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro marcou presença no ato.

Às 17 horas, os manifestantes já tomavam conta da totalidade da praça e o ato saiu em passeata pela Rio Branco, em trajeto histórico dos movimentos sociais cariocas, entoando palavras de ordem contra o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, contra a redução da maioridade penal e contra o ajuste fiscal. O ato também tinha bandeiras pró-democracia, denunciando a ofensiva golpista promovida por diversos setores da direita conservadora.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro compareceu em massa com sua militância para o ato. Com muitas críticas à política de ajuste fiscal e empunhando a bandeira da taxação das grandes fortunas, os cetebistas foram às ruas se unir ao coro em defesa da democracia e contra o golpe. Nas palavras de Ronaldo Leite, Presidente da CTB-RJ:

– Hoje, a juventude, os trabalhadores e o povo do Rio de Janeiro está nas ruas consolidando um ato nacional em defesa da liberdade democrática, contra o golpe e exigindo que os ricos paguem a crise. Esse ato está mostrando que para combater a ofensiva conservadora é necessária uma mobilização dos trabalhadores e é por isso que as centrais sindicais estão tomando as ruas do Rio de Janeiro.

O Presidente do Sindimetal-Rio, Jesus Cardoso, avaliou a atividade como bem-sucedida pois ao mesmo tempo em que defendeu a legalidade e combateu a ofensiva golpista, também levantou bandeiras importantes para os trabalhadores como a contrariedade ao ajuste fiscal e a defesa pela ampliação de direitos. Segundo Jesus:

– Os metalúrgicos do Rio de Janeiro estão junto com as centrais sindicais e os movimentos sociais em defesa da democracia e contra o golpe. Ao mesmo tempo lutamos contra o ajuste fiscal que prejudica os trabalhadores.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais