NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio participa de audiência com representantes da EBSE

Aconteceu, na última quarta-feira (3),  uma audiência na sede da Procuradoria Regional do Trabalho – 1ª Região,  com a presença da Procuradora Regional do Trabalho Dra Deborah da Silva Felix e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) e da  Empresa Brasileira de Solda Elétrica (EBSE). Também estiveram presentes na audiência 6 trabalhadores da empresa.

Na audiência, a empresa apresentou a proposta de parcelar o pagamento das verbas resilitórias dos funcionários em até 20 parcelas com valores progressivos estabelecendo parcela mínima de R$ 500,00. A representação do Sindimetal-Rio, em contrapartida, afirmou que a proposta não atendia ao anseio dos trabalhadores tendo em vista o elevado número de parcelas e o baixo valor mínimo das mesmas. A empresa contra-argumentou que uma série de contratos comerciais não recebidos  tem causado graves prejuízos orçamentários e em seu fluxo de caixa.

O Ministério Público (MP), por sua vez, fez uma contraproposta de reduzir o número de parcelas para 15 e aumentar o valor da parcela mínima para R$ 1000,00 reforçando que essa proposta implicaria num esforço de ambas as partes para solucionar o impasse. Os representantes da empresa se comprometeram a levar a proposta do MP para o setor financeiro avaliar o custo mental e as possibilidades existentes dentro do orçamento. Uma resposta será dada na próxima audiência a ser realizada no dia 11 de junho.

A empresa se comprometeu também com o retorno dos 3 funcionários que possuíam estabilidade em função de acidente de trabalho, se comprometendo a pagar os salários atrasados desses trabalhadores até o dia 12/06. Com relação aos 3 Cipeiros, o Sindimetal-Rio homologará a rescisão contratual com ressalvas, a fim de os resguardar  para futuros questionamentos que desejem fazer. O Sindimetal-Rio aproveitou a oportunidade para notificar a empresa sobre a situação do empregado Evanil da Silva, que no momento da homologação da sua rescisão descobriu que não foi computado um período de férias vencidas. A empresa ficou de verificar e corrigir a situação do Sr. Evanil.

Uma nova audiência ficou marcada para o dia 11, às 14h30, para apresentar uma resposta ao cronograma de pagamentos.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais