NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio prepara mobilização para Marcha das Mulheres Negras

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro está se mobilizando para participar ativamente da Marcha das Mulheres Negras contra o racismo, a violência e pelo bem viver, que acontece em Brasília, no próximo dia 18 de novembro para cobrar políticas públicas voltadas ao povo negro.

A Marcha das Mulheres Negras representa a reação das mulheres brasileiras no combate ao racismo, contra a violência e todas as formas de opressão que atinge essa parcela da população. As mulheres negras representam 25% da população brasileira, somam 49 milhões de pessoas e enfrentam cotidianamente os problemas de uma sociedade onde ainda imperam muitos elementos de um regime escravocrata e patriarcal. Entre os maiores problemas enfrentados pelo grupo social estão questões como a da violência, o do acesso à saúde de qualidade e da liberdade e respeito ao culto de divindades de matriz africana.

A marcha vai marcar posição sobre pontos tais como a titulação e garantia das terras quilombolas; o fim das revistas vexatórias em presídios; a diferença salarial com que convivem as mulheres negras (que recebem 48% a menos de salário do que as mulheres brancas) e as agressões sumárias às mulheres negras em casas de detenções; a investigação de todos os casos de violência doméstica e assassinatos de mulheres negras, com a punição dos culpados.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais