NOTÍCIAS

Reviravolta do pião: Sindimetal-Rio vence Emgepron no TST

emgepron

Finalmente saiu uma vitória importante para os metalúrgicos da Emgepron. O Sindimetal-Rio conseguiu provar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) que os funcionários da empresa são realmente metalúrgicos e devem ser representados pelo nosso Sindicato.

Há mais de 20 anos os trabalhadores vinham pleiteando o direito de estar incluídos na convenção coletiva dos metalúrgicos. O Sindicato já havia ganho as ações em outras instâncias, mas a Emgepron sempre recorria, até chegar finalmente ao TST.

Em 2018, a Direção do Sindimetal-Rio, com seu departamento jurídico, chegou a ir em Brasília (DF) para dialogar com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a situação dos trabalhadores da Emgepron.

Mas a vitória finalmente veio no dia 27 de agosto, por 7 votos a 1, reconhecendo a Emgepron como uma empresa prioritariamente metalúrgica.

“Depois muitos anos nesta batalha, finalmente pudemos ter uma importante vitória para os trabalhadores da Emgepron. Não dava para entender como uma empresa que constrói navios e submarinos e produz material bélico não era considerada metalúrgica. Vamos agora cobrar todos os direitos que eles têm, contidos na nossa convenção coletiva”, comemorou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, Jesus Cardoso.

A partir desta decisão do TST, os processos que correm nas instâncias inferiores serão destravados e seguirão para julgamento, de forma a garantir todos os direitos destes trabalhadores.

12,779 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais