NOTÍCIAS

Trabalhadores do Eisa fazem protesto no Centro. Estaleiro emite comunicado

Os trabalhadores do Eisa fizeram uma grande manifestação nas ruas do Centro, nesta quarta-feira (16).  Os funcionários do estaleiro exigem o pagamento do salário, os dois meses do cartão alimentação e o que lhes é devido das férias.

Os funcionários do Eisa estão de férias remuneradas – porém ainda sem receber – e deveriam ter voltado ao trabalho no dia 14. Porém, a empresa informou que o retorno será apenas no próximo dia 28. Diante das incertezas, principalmente quanto ao futuro do estaleiro, os trabalhadores fizeram uma nova manifestação. Se a primeira, na Ilha, foi reprimida duramente pelo Batalhão de Choque, a desta quarta ocorreu em clima de tranquilidade, mas ao mesmo tempo de muita indignação.

Os trabalhadores se concentraram na Candelária, de onde saíram pela Avenida Rio Branco, terminando no Ministério do Trabalho. O ex-deputado federal Edmilson Valentim, que tem acompanhado o caso, mais uma vez prestou seu apoio: “os trabalhadores e trabalhadoras do Eisa merecem atenção! É necessário que se faça pressão para buscar um rápido desfecho para este problema”.

No Ministério do Trabalho, uma comissão, formada pela direção do Sindicato (Alex Santos, Luis Claudio e Edson Carvalho) e funcionários do Eisa, foi recebida pelo superintendente regional, Antônio Albuquerque, que se solidarizou com a luta dos trabalhadores e prometeu ajudar, no que for possível, para resolver o caso. Ele informou que um dos pedidos do Sindicato já foi acordado, que é o pagamento integral do cartão sodexo (sem qualquer desconto), mas ainda sem data definitiva para acontecer.

A superintendência do ministério do Trabalho também afirmou que vai acionar o Ministério Público do Trabalho.

Empresas se pronunciam

Durante o dia, a Log-In informou que pretende continuar com as encomendas no estaleiro. Já o Eisa emitiu uma nota informando que “até o final deste mês, regularizará os salários e o ticket-alimentação de junho dos seus funcionários”. E que “embora esteja com suas operações paralisadas, o estaleiro garante que não é sua intenção encerrar as atividades” (Veja no final a nota completa).

Segundo o presidente do Sindicato, Alex Santos, a entidade continuará buscando nos próximos dias uma solução para que os trabalhadores recebam seus salários e, ao meso tempo, tratando do futuro do estaleiro.

Nota: EISA PAGARÁ FUNCIONÁRIOS ATÉ O FIM DO MÊS

A direção do Estaleiro EISA informa que, até o final deste mês, regularizará os salários e o ticket-alimentação de junho dos seus funcionários, que estão de licença remunerada aguardando uma resolução do acionista quanto ao retorno de suas atividades. O atraso no pagamento da folha, que até agora somam nove dias, deve-se à dificuldade momentânea de fluxo caixa do estaleiro, por conta principalmente da inadimplência de alguns armadores responsáveis por parte das encomendas ao EISA.

Embora esteja com suas operações paralisadas, o estaleiro garante que não é sua intenção encerrar as atividades, pois tem uma carteira de encomendas robusta, com bons clientes e a direção está trabalhando junto a investidores para obter os recursos necessários e retomar suas operações nas próximas semanas.

Assessoria de Imprensa

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais