Após o lançamento do submarino Tonelero, que contou com as presenças do presidente Lula e do presidente da França, Emmanuel Macron, no Complexo Naval de Itaguaí, a ICN demitiu sumariamente 118 trabalhadores. O Sindimetal-Rio repudia uma atitude covarde como essa, que vai na contramão do política atual do governo federal.
Na inauguração, Lula reafirmou a importância do projeto para a soberania nacional: “Hoje, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que dominam a construção de submarinos. O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assunto de Defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral; fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda; e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”.
Enquanto isso, a ICN, sem qualquer compromisso com o trabalhador e o país, promove uma demissão dessas, desconhecendo o trabalho de excelência prestado pelos seus funcionários. Tal decisão joga contra o Brasil e a sua luta em defesa da nossa soberania.