Livro aborda os desafios do sindicalismo atual

A prática diária de uma liderança sindical está para além das pautas cotidianas, como reuniões, assembleias, atos e negociações. É preciso também refletir, analisar, planejar e executar cada movimento de forma que faça a pauta da classe trabalhadora ser ouvida. É neste sentido que o livro do metalúrgico Luizinho Oliveira – A crise do sindicalismo e a transição necessária…e outros textos – se insere.

A obra, recém lançada pela Assertiva Editorial, reúne diversos artigos de quem foi forjado na luta sindical, de onde nunca saiu, para pensar e repensar os desafios do sindicalismo atual. Não por acaso, entre os textos escolhidos estão: Uma Jornada pela Reinvenção do Sindicalismo, A crise do Sindicalismo e a Transição Necessária, Enfraquecer os Sindicatos Interessa a Quem?, A razão de existir do Sindicato e Sindicatos: permanecer ou ousar?

O autor trata ainda de temas relacionados à saúde do trabalhador e acidentes de trabalho, como também de temas que estão na ordem do dia como a Escala 6×1: “Escravidão Moderna, Escravidão Nunca Mais”.

Mineiro de Teófilo Otoni, das Minas Gerais, Luizinho hoje é metalúrgico aposentado, sem nunca ter deixado de atuar no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e atualmente sendo diretor do grêmio dos aposentados. Participa do Blog Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador, onde escreve sua coluna, que deu origem ao livro.

Trabalhou por mais de 30 anos no estaleiro Emaq, depois Eisa, onde foi membro da Comissão de Fábrica e participou da fundação da CUT. É membro do Fórum Intersindical Saúde – Trabalho-Direitos Humanos da Fiocruz.

“O presente livro não é apenas uma biografia, mas também um chamado à ação e à esperança, inspirando, por meio de minha história, àqueles que buscam um mundo mais justo e igualitário”, finaliza o nosso autor, Luizinho, que já prometeu novos livros, onde ainda serão contadas muitas histórias deste sindicalista abnegado.

Compartilhe

Rolar para cima