Na assembleia realizada no dia 7, os metalúrgicos do Rio de Janeiro, ligado ao Grupo-19, aprovaram o acordo coletivo para 2024/2025. Apesar de uma campanha salarial difícil, mesmo com a melhoria da indústria brasileiras, os patrões , a todo o momento, jogaram duro e estava se recusando a dar um aumento digno. Mesmo assim, o Sindimetal-Rio conseguiu uma importante vitória ao fechar com aumento real para os trabalhadores.
Pela proposta aprovada o reajuste será de 6% no piso da categoria; 7% no piso profissional; e 5% para quem ganha acima do piso, em um inflação de 4,09% no período.
Além disso, foram incluídas mais funções na convenção, como técnico-profissional, que era uma reivindicação dos trabalhadores.
“Foi uma campanha difícil, com muita negociação, mas também com muita mobilização na base. O Sindicato esteve diariamente na porta das empresas dialogando e construindo essa luta. Foi necessário decretar o estado de greve para que os patrões finalmente apresentassem uma proposta que valorizasse a categoria”, comemora Melquisedeque Cordeiro Flor, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.
Agora, o Sindicato foca no fechamento da campanha dos demais segmentos.