NOTÍCIAS

Sindicato dos Metalúrgicos participará de ato em defesa do Pré-Sal

As centrais sindicais CTB, CUT, UGT e diversas entidades como MAB, MST, UNE, UBES, UEE, FETEERJ, UEE-RJ, MPA, CNM, FAMERJ, FAFERJ dentre outros movimentos sociais preparam um grande ato em defesa do Pré-Sal para o próximo dia 15. O Sindicato dos Metalúrgicos irá participar das atividades por compreender que o Pré-Sal é uma riqueza fundamental para o desenvolvimento da Indústria Naval, que emprega mais de 80 mil metalúrgicos em todo Brasil.

Reunidos na sede da FUP, na  última sexta-feira (5), as entidades definiram a realização de um grande ato em Defesa do pré-sal, da Petrobras e do Brasil. O mesmo será realizado no próximo dia 15, às 10h, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, e deve contar com a presença do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é de uma grande mobilização dos trabalhadores para esse ato em defesa de uma das maiores riquezas do nosso País.

Em apenas oito anos, o pré-sal já produz mais de meio milhão de barris de petróleo por dia, gerando uma riqueza que será aplicada em educação e na saúde pública. Nos próximos 35 anos, isso significará R$ 1,3 trilhão em royalties que se destinarão à saúde e à educação dos brasileiros. Isso equivale a mais de dez vezes o atual orçamento do governo federal para essas áreas. Só os investimentos da Petrobrás representam 13% do PIB do país. Mas nem sempre foi assim. Em 2000, a participação da indústria de petróleo no PIB era de apenas 3%.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais