NOTÍCIAS

Seminário debate os impactos da reforma entre os trabalhadores

A diretoria do Sindimetal-Rio se reuniu sexta (7) e sábado (8) para debater os impactos das reformas na vida dos trabalhadores, em especial dos metalúrgicos. A reforma trabalhista, que pode ser votada a qualquer momento, é um ataque aos direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Sindicato, Jesus Cardoso, que defendeu a luta intransigente contra a tentativa de retirada de direitos dos trabalhadores brasileiros. “Um Sindicato histórico como o nosso não se rende. A luta não pode esmorecer e vamos até o final contra essas reformas que retiram nossos direitos”, decretou.

A primeira mesa, além do presidente do Sindicato, contou com a participação do diretor jurídico do Sindimetal, Melquezedeque, e do advogado Henrique Maués, que deu uma palestra sobre a reforma trabalhista. Maués destacou vários pontos negativos desta proposta que segue no Congresso Nacional, entra elas a que retira a participação da justiça do trabalho nos conflitos entre patrão e empregador. Segundo ele, nem mesmo a Ditadura Militar teve a ousadia de apresentar uma reforma trabalhista como essa que ataca diretamente os trabalhadores.

Ainda no dia 7, na parte da tarde, o tema em debate foi a reforma da previdência, com a advogada Marcela Pena e Sérgio Luís, advogado previdenciário do Sindimetal-Rio.  Pena abordou os mais diversos pontos negativos desta proposta previdenciária e a necessidade de barrar a aprovação desta reforma.

No dia seguinte, a diretoria do Sindicato discutiu os impactos destas reformas, a atuação sindical, campanha salarial, finanças e sindicalização. Um dos objetivos traçados é esclarecer o quanto é prejudicial aos trabalhadores as reformas da previdência e trabalhista, que terão impactos na vida das pessoas caso sejam aprovadas como tenta o governo federal.

1,546 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais