Get Adobe Flash player

Marcha a Brasília: presidente da CTB-RJ fala das mobilizações

No final de janeiro, centrais sindicais do Brasil se reuniram em São Paulo e acordaram uma grande marcha de trabalhadores para o dia 6 de março em Brasília. A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está se mobilizando fortemente nos estados brasileiros para a construção desse ato. A CTB-RJ promete um grande contingente de trabalhadores mobilizados.

 

 

A marcha dos trabalhadores certamente será enorme e terá como objetivo entregar uma pauta de reivindicações ao governo federal, baseada na Agenda da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). 


As principais bandeiras de luta são: Jornada de trabalho de 40 horas semanais sem redução salarial; Fim do fator previdenciário; Reforma Agrária; Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres; Política de valorização dos aposentados; 10% do PIB pra educação; 10% do orçamento da União para a saúde; Correção da tabela do imposto de renda; Ratificação da Convenção OIT-158; Regulamentação da Convenção OIT-151; Ampliação do Investimento Público. 


Esse importante ato será ainda muito fortalecido pelos estudantes. A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG) e a União da Juventude Socialista (UJS), se somarão aos trabalhadores nesse grande espaço democrático de luta política e social.

A CTB do estado do Rio de Janeiro está fortemente mobilizada para a marcha. Os trabalhadores estão empolgados nos sindicatos e a Central tem uma meta ousada de levar cerca de 10 ônibus à Brasília. Os Sindicatos dos Metalúrgicos do Rio e de Angra já se mobilizam, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect –RJ) e o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (SintSama-RJ), também já organizam os trabalhadores.


O presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos, falou ao Alerta-RIO, site do PCdoB-RJ, e comentou sobre as mobilizações e os preparativos da Central para a grande marcha do dia 6:


- Para essa importante marcha, nós fizemos uma meta de levarmos cerca de 500 trabalhadores, em 10 ônibus para Brasília. Há uma receptividade muito boa dos trabalhadores nos sindicatos com as mobilizações para a marcha. Sindicato dos Correios, Metalúrgicos do Rio e de Angra dos Reis, SintSama, Servidores federais e Municipais, mobilizados para esse grande ato na capital federal. Temos a perspectiva de ter a maior delegação que a CTB-RJ já levou para um evento em Brasília. - finalizou o líder sindical. 

 

* Matéria de Bruno Ferrari publicada originalmente no Portal Vermelho.

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios