Get Adobe Flash player

Raimunda recebe homenagem no Dia Internacional da Mulher

A diretora do Sindimetal-Rio, Raimunda Leone, recebeu da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Prefeitura do Rio, o prêmio Nise da Silveira, no dia 8 de março. Raimunda foi destacada por ser uma operária que atua no movimento de mulheres, conhecida por participar de todas as atividades do movimento carregando seu filho.

 

 

Raimunda é atuante no movimento sindical, foi Secretária da Mulher do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e hoje integra sua diretoria como tesoureira. É da diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Integra a Direção da União Brasileira de Mulheres.

 

Sobre a SPM-Rio

A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da cidade do Rio de Janeiro (SPM-Rio) tem por objetivo identificar, promover, coordenar, implementar e acompanhar políticas públicas para mulheres, com corte de raça e etnia; respeito as diferenças geracionais e a livre orientação sexual e religiosa.

 

Buscará estabelecer parcerias com as diversas secretarias do município, com a sociedade civil, a comunidade acadêmica e a intelectualidade. Trabalhará em integração com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, a Superintendência Estadual dos Direitos da Mulher (SUDIM), bem como com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados a políticas para as mulheres, contribuindo para transformar o Rio de Janeiro em cidade referência do país quanto à igualdade de gênero e oportunidades e proteção das cidadãs cariocas.

 

Entre as principais políticas públicas anunciadas pela Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres (SMP-Rio) – criada no início do ano - estão a criação da Casa da Mulher Carioca, que terá sua primeira unidade na Zona Oeste e o objetivo de fortalecer a cidadania e autoestima das mulheres, além de operar na defesa de seus direitos; a criação do prêmio Nise da Silveira, que ocorrerá em todo mês de março e dará reconhecimento às mulheres que se destacarem em várias áreas; o Centro Municipal de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga, que passa a ser administrado pela SPM-Rio; e a assinatura de um termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Trabalho para capacitação e inclusão de mulheres no mercado formal de trabalho.

Além de Raimunda, outras sete mulheres receberam o prêmio Nise da Silveira: a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin; a ex-diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ, Maria Antonieta Rubio; a carnavalesca Rosa Magalhães, da Escola de Samba Vila Isabel, campeã do carnaval 2013; a atleta paralímpica Karla Ferreira; a deputada Jandira Feghali, que foi relatora da Lei Maria da Penha; a ex-ministra da Secretaria das Mulheres, Nilcea Freire. Também homenageada, a sambista Dona Ivone Lara não pôde estar presente.


 

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios