Get Adobe Flash player

Sindimetal-Rio participa de ato comemorativo do Dia do Trabalhador da CTB no Largo da Carioca

 

 

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) participou, no dia 30 de Abril, de um ato comemorativo pelo Dia do Trabalhador organizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O ato, além de comemorar o dia do trabalhador, levantou bandeiras importantes para a classe trabalhadora como a redução de jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a Reforma Política com financiamento público exclusivo de campanha e a democratização da mídia.

 

O ato contou com a fala de diversos representantes dos movimentos sociais, todos uníssonos em defesa da ampliação dos direitos da classe trabalhadora e por avanços na democracia brasileira. Maurício Ramos, Presidente da CTB e diretor do Sindimetal-Rio, lembrou que o primeiro de maio é um dia de comemoração, mas também de lutar por mais avanços para a classe trabalhadora:

 

- Os avanços na tecnologia demonstram perfeitamente que é possível reduzir nossa jornada sem redução salarial. Essa é uma bandeira que a CTB levanta aqui no Largo da Carioca. Uma bandeira que une todos os trabalhadores brasileiros, todas as centrais. Assim como a luta contra o fator previdenciário que corta o salário do trabalhador entre 38 e 42% quando chega a hora da aposentadoria.

 

A Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que também marcou presença na atividade, ressaltou a importância de se unir as bandeiras de luta da classe trabalhadora com as bandeiras de luta democráticas que, segundo a deputada, são fundamentais para que os trabalhadores conquistem os avanços pelos quais tanto lutam:

 

- O primeiro de maio comemora em parte conquistas e por outro lado chama atenção sobre bandeiras que precisam avançar como a redução das desigualdades, a luta contra a exploração no mundo do trabalho, e pela igualdade de gênero. É também um dia para se politizar o debate sobre os rumos do nosso País de modo que a democracia não se perca sob o olhar do trabalhador. Então, é um dia para se lutar também pelo financiamento público de campanha, de modo que o congresso tenha maioria representativa dos trabalhadores e pela democratização da comunicação, em busca de garantir a variedade e a pluralidade de opiniões.

 

 

A Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) também esteve presente na manifestação e parabenizou a central pela manifestação:

 

- A CTB está de parabéns de vim fazer esse ato maravilhoso no centro do Rio de Janeiro convidando todos os trabalhadores a se engajarem nessa luta. Só com muita unidade vamos conseguir vencer a correlação de forças que existe. Eu tenho certeza que a classe trabalhadora, ao se conscientizar do seu papel, vai conseguir mudar o rumo do País. Dar o rumo que a gente defende. O rumo socialista. E é nesse sentido que a nossa CTB trabalha para que transformar essa sociedade.

 

Durante o ato, sindicalistas e militantes de diversas entidades presentes fizeram uma grande panfletagem no Largo da Carioca, dialogando com a população acerca da necessidade de se buscar mais avanços para os trabalhadores do nosso país. O ato contou ainda com um show do cantor Marcos Lucena, que exaltou o papel social dos artistas na luta pela construção de uma sociedade mais justa:

 

- Eu comprei a ideia que o artista tem que ir onde o povo está. E se o povo está nas lutas pela melhoria da sociedade, em busca de uma sociedade mais justa, eu não poderia estar em outro lugar. A melhor forma de se exercer uma carreira é fazer o que você gosta e ao mesmo tempo contribuindo para a transformação da sociedade.

 

Além da presença de diversas organizações do movimento social brasileiro, esteve presente no ato militantes da Marcha Patriótica da Colômbia, um movimento político com mais de 2000 organizações de camponeses, operários, estudantes, mulheres da Colômbia que lutam em defesa da paz na Colômbia e da justiça social no País.

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios