Get Adobe Flash player

Dieese debate situação econômica e campanha salarial dos metalúgicos do Rio

 

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) realizou na última terça-feira (5) uma reunião de sua diretoria plena com a presença de um representante do Departamento Intersindical de Estatística e de Estudos Socioeconômicos (Diesse) para analisar a atual conjuntura econômica vivida em nosso país e fomentar os debates para a campanha salarial que se avizinha.

 

A reunião, que encheu o auditório Manuel Luiz, na sede do Sindimetal-RJ, começou às 14 horas e foi conduzida pelo Diretor Jurídico do Sindicato, Wallace Paz. O primeiro ponto foi uma exposição sobre a situação socioeconômica do Brasil, conduzida pelo representante do Dieese, Jardel Leal.

 

Leal fez uma abordagem histórica da formação dos sindicatos e da construção da CLT. O economista do Dieese lembrou que a CLT nasceu para suprir a ausência de legislações trabalhistas e citou a ausência de uma correlação de forças favorável para justificar que a mesma não tenha sido atualizada de maneira progressista. As 101 medidas propostas pela Conferência Nacional da Indústria (CNI) também entraram em pauta, sendo alvo de muitas críticas da diretoria do Sindicato.  

 

No que tange à situação econômica do País, Leal salientou que o emprego formal continua crescendo, mas atentou que este crescimento só ocorre em faixas salariais que não ultrapassam um salário mínimo e meio. O país vive ainda um período de crescimento formal do número de empregos na faixa salarial citada e uma grande rotatividade em outras faixas. O pesquisador também citou que o PIB começa a dar sinais de recuperação lembrando que, embora a imprensa divulgue um crescimento do PIB de 0,6% no primeiro trimestre deste ano, se for feito uma comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o crescimento é de 1,9%, o que representaria uma retomada no crescimento do País.

 

Após a apresentação de Leal, a reunião prosseguiu debatendo os temas abordados pelo economista e traçando as estratégias para as próximas ações do sindicato como a construção da pauta e a campanha salarial deste ano.

 

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios