Get Adobe Flash player

Emgepron: Sindicato tem nova reunião com ministro da Defesa

Mais uma rodada de negociação com o ministro da Defesa, Celso Amorim, foi intermediada nesta quinta-feira (19) pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) com os dirigentes do Sindimetal-Rio sobre a Empresa de Gerenciamento de Projetos Navais (Emgepron), em Brasília.

Após ganhar ação no Tribunal Superior do Trabalho, o grupo pede agora aceleração no pagamento de direitos da categoria e extensão do conceito metalúrgico aos funcionários da empresa naval.

O presidente do SindimetalRio Alex Santos, informou ao ministro Celso Amorim que é necessário a imediata aplicação da Convenção Coletiva da Categoria aos Trabalhadores, e imediata discutição do passivo.

Por conta de uma disparidade salarial histórica, trabalhadores da Emgepron entraram na Justiça tentando reaver as perdas salariais nos últimos anos: “Ocorre uma desvalorização intensa da categoria, com salários bem abaixo do mercado. O piso de um soldador, hoje, é de aproximadamente R$ 2 mil, mas o trabalhador está ganhando na faixa de R$ 700, o que é inviável”, explicou Maurício Ramos, dirigente do Sindicato.

A parlamentar ressaltou o entendimento: “Trazer a informação ao ministro já foi importante. Houve o travamento do processo, mas agora que tivemos avanço no TST é preciso que se resolva o passivo da categoria, que luta por isso há 20 anos”, aponta Jandira Feghali.

O ministro Celso Amorim prometeu dialogar através de seus consultores jurídicos em reunião com advogados do Sindicato na próxima sexta-feira (27), no Rio: “Queremos muito ajudar. Como gestor público é de meu interesse resolver esse problema o mais rápido possível”, pontuou.

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios