Get Adobe Flash player

Sindicato de luta em prol dos trabalhadores e contra todo tipo de opressão

O Sindimetal-Rio teve uma campanha salarial vitoriosa neste ano. Com muitas mobilizações, greves, atos e debate com a categoria todos os representados pelo Sindicato tiveram um aumento salarial maior do que a inflação – o que representa ganho real para a categoria – e o Setor Naval, especificamente, alcançou o maior reajuste salarial do Brasil em 2013. Um resultado positivo e que nos abre perspectivas de ganhos maiores com o crescimento e a unidade da nossa base sindicalizada.

Além de defender a manutenção dos direitos e buscar novas conquistas para a classe trabalhadora, o Sindicato também luta para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Vivemos em um país onde a opressão de gênero e de raça é ainda muito forte. Mulheres e Negros ainda recebem menores salários por uma mesma função. Combater as opressões de Gênero e Raça, ampliar os direitos da classe trabalhadora e construir uma sociedade melhor para todos são lutas que fazem parte do dia a dia do Sindimetal-Rio.

Apesar de não ser obrigatória, a sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los. Cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foram fruto de intensa mobilização coletiva. Foi dessa maneira que os sindicatos fizeram história e trouxeram para o mundo do trabalho muitas das principais conquistas que hoje são benefícios dos trabalhadores, como o vale-refeição, o vale-transporte, o 13º salário, a jornada específica e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), entre tantos outros.

Mas, para que um sindicato seja forte e tenha mais poder, é necessário que um número crescente de trabalhadores sejam sindicalizados, assumindo também o papel de sustentar e apoiar essa luta. A união no sindicato torna a luta coesa e mais fácil. Cada trabalhador é o elo de uma corrente construída fraternalmente, segundo interesses comuns.

Algumas boas razões para se sindicalizar:

·     Os sindicatos lutam por condições dignas de trabalho e pela ampliação do mercado de trabalho;

·     Os sindicatos lutam contra as opressões, pela valorização do trabalhador e por uma sociedade mais justa e igualitária;

·     O trabalhador sindicalizado tem direito garantido de assistência jurídica, seja individual ou coletiva, com advogados do Sindicato.

·     Quando o trabalhador é sindicalizado ele não terá descontada a Contribuição Assistencial da campanha salarial, que é decidida em Assembléia.

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios