Get Adobe Flash player

Vivo e sempre presente: Mandela

Vai um grande líder, fica um grande exemplo. Mônica Custódio*
Um símbolo da luta contra a segregação racial e a maior referência na luta pelos direitos humanos, e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Mandela foi um  grande líder na luta contra o neocolonialismo. Sua vida foi dedicada à luta pelos direitos humanos e pela emancipação da humana.

 

Com a força de um libertador traduziu a luta contra o apartheid, pela luta dos direitos civis, humanos e soberanos. Primeiro presidente livre de uma das nações que compõe o berço da humanidade, Mandela se constrói no cenário contemporâneo das lutas de classes e de direitos, um herói para vários povos em todo mundo. 

 

Nós tivemos a oportunidade de ver, ouvir e apreender o exemplo de um líder guerreiro, uma criatura de luz.

 

Por essas e outras ações que precisamos fortalecer o dia 18 de julho, dia de seu aniversário, que a ONU instituiu em sua homenagem o Dia Internacional  Nelson Mandela.

 

É neste dia que devemos mais do que nunca, em sua memória, levantar bem alto a bandeira pela liberdade, pela superação da exploração do homem pelo homem, por igualdade de direitos e condição. Por uma sociedade justa e fraterna. Como diz Mandela: "O bravo não é quem não tem medo, mas quem vence esse medo"

 

*Diretora do Sindimetal-Rio e Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CTB

Redes Sociais (2)

Acordo Coletivo

Vídeos (2)

 

 

 

Galeria de Imagens (2)

Sindicalize-se!

Convênios