NOTÍCIAS

CTB debate a diversidade social do país para igualdade avançar

Na última sexta-feira (18), ocorreu o Encontro Nacional da CTB: Visão Classista sobre a Diversidade Social, na Cidade Maravilhosa. A abertura do evento ocorreu no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, que no ano que vem completa 100 anos.

Mais de 100 militantes das questões de gênero, igualdade racial e juventude, produziram ricos debates sobre a diversidade brasileira sob todos os aspectos. O presidente do Sindimetal-RJ, Jesus Cardoso, disse que é fundamental “enfrentar essa onda conservadora que assola o país e unir a classe trabalhadora contra os retrocessos”.

Já Mônica Custódio, secretária da Igualdade Racial da CTB, defende a “união de todos e todas para sair da defensiva e mantermos as nossas conquistas dos últimos anos e avançar”.

Foi muito falado sobre o papel da mídia neste contexto de ódio e violência predominante. “Não podemos mais aceitar que a mídia, principalmente rádios e TVs que são concessões públicas continuem criminalizando os movimentos sociais e tratando as mulheres como objetos, insuflando a violência contra as mulheres. Basta de pregar a discriminação e o ódio”, diz Ivânia Pereira, secretária da Mulher Trabalhadora da central que mais cresce no Brasil.

Na parte da tarde, a socióloga Mary Garcia Castro analisou a conjuntura. “O movimento sindical, assim como os partidos políticos devem se reciclar e falar a linguagem do povo para dessa forma impedir o avanço das ideias fascistas”.

Em seguida foi a vez do promotor do Ministério Público Federal, Wilson Prudente falar sobre a história da luta contra a escravidão. “Foi eleito um nazista para a presidência da maior potência mundial e nós precisamos articular uma conferência mundial contra o racismo e assim nos organizarmos para impedir retrocessos”, disse.

O ato foi encerrado com uma roda de samba, afinal ninguém é de ferro e estamos no Rio de Janeiro, a terra do samba, nos 100 anos desse gênero musical.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy

1,093 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais