NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio é homenageado no I congresso da Fitmetal

Nos dias 30 e 31 de maio, ocorreu, em São Paulo, o primeiro congresso da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil). Na ocasião, o Sindimetal-Rio foi um dos homenageados pela sua história de luta contra a ditadura militar.

O congresso, que teve como tema “Valorizar o trabalho para avançar o Brasil”, reconduziu Marcelino da Rocha para presidir a Fitmetal. “O mais importante da realização desse Congresso são as consequências, os debates e as conclusões daqui tiradas”, afirmou Marcelino.

Estiveram presentes no evento 36 entidades sindicais de 9 estados brasileiros: Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Amazonas,

José Reinaldo Carvalho, secretário nacional de comunicação do PCdoB, fez uma análise da conjuntura brasileira. Para ele, o balanço dos governos Lula e Dilma é positivo, porém, há uma lacuna que ainda precisa ser preenchida – são as reformas estruturais.

“O Brasil encontra-se em uma encruzilhada: ou dá um passo para fazer essas reformas ou retrocede e volta a ser submisso ao capital financeiro, à burguesia, que quer nosso país regressivo, para voltarmos a viver na dependência do neoliberalismo e do conservadorismo”, afirmou.

Lembrar para não repetir

Augusto Buonicore, historiador, mestre em Ciência Política pela Unicamp e secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, participou do Congresso com a palestra “O trabalhador e o golpe militar”. Ele falou sobre a luta pela hegemonia presente na história humana, o qual, em última instância, se dá pela luta pela memória, pois a história é o espaço no qual grupos sociais se enfrentam para decidir qual deles dirigirá os rumos da nação e mesmo do planeta.

Em seguida, a Fitmetal prestou uma homenagem a companheiros e instituições que militaram na luta contra a ditadura militar e pela democratização do Brasil. Além do Sindimetal, também foram homenageados os companheiros Maurício Ramos (diretor do Sindimetal), Renato Artur (ex-secretário-geral do Sindicato na década de 80) e João Batista Lemos.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais