NOTÍCIAS

Sindimetal-Rio realiza assembleia na Nexans

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta terça-feira (29), duas assembleias na fábrica Nexans, na Pavuna. As assembleias foram realizadas às 6h e 7h30 para apresentar questões referentes à campanha salarial e debater a pauta específica da fábrica.

A assembleia foi conduzida pelo diretor Roberto, que criticou os patrões que, segundo o diretor, “não querem pagar nem o índice de inflação” na campanha salarial deste ano. A postura dos patrões foi uma crítica comum entre os diretores que apresentaram para os trabalhadores a situação na qual se encontra a campanha salarial com o Grupo 19: até o momento não foi realizada nenhuma reunião para debater a pauta dos trabalhadores e foi apresentada, pela entidade patronal, uma pauta que afronta os direitos históricos conquistados pelos trabalhadores (redução de salários, instituição do banco de Horas, redução da licença maternidade, dentre outras propostas rechaçadas pelo Sindimetal-Rio).

– Os empresários querem tirar o direito de licença-maternidade das mulheres. O Sindicato é contra. Não fazemos acordo para redução da jornada com redução de salário. Nossa bandeira é a redução da jornada sem redução salarial. – afirmou o diretor Jeferson.

Os pontos da pauta específica dos trabalhadores foram apresentadas: insatisfação com o plano de saúde, plano de cargos e salários, PLR, Hora Extra, Reajuste do Vale-Alimentação, dentre outros pontos que serão levados à mesa de negociação na próxima quinta-feira (1). Os trabalhadores, por ampla maioria, aprovaram a pauta a ser levada pelo Sindimetal-Rio para negociar com a empresa.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais