NOTÍCIAS

Alerj pode conceder Medalha Tiradentes ao Sindimetal-Rio

Por iniciativa da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) será votada nesta quarta-feira, dia 16, a proposta de conceder ao Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro a Medalha Tiradentes, por conta dos 100 anos que a entidade completará em 2017.

História

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro foi fundado em 1º de maio de 1917. No mesmo ano da greve operária que paralisou o país, com destaque para as regiões industrializadas, ocorrida no mês de julho.

O Sindicato dos Metalúrgicos é o principal instrumento de luta e atuação da categoria no Rio de Janeiro. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Medalha

Desenhada às pressas para a comemoração do bicentenário da morte de Tiradentes, em 1992, a medalha que leva o nome do Alferes é a mais importante comenda do Estado do Rio de Janeiro.

Criada por meio da Resolução 359, de 1989, a medalha possui o mesmo nome do prédio que abriga o parlamento fluminense e que foi construído no local da antiga Cadeia Velha, onde Tiradentes aguardou a leitura de sua sentença.

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais