NOTÍCIAS

Sessão Solene em Brasília homenageia os 100 anos do Sindimetal-Rio

1917 foi um ano de grande efervescência do movimento proletário mundial marcado, sobretudo, pela Revolução Russa, quando os operários daquele país se alçaram ao paraíso e tomaram o poder, construindo a primeira grande experiência socialista do mundo.

É neste mesmo ano, precisamente no dia em que se comemora o Dia Internacional dos Trabalhadores, em 1º de maio de 1917 que é fundado o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e que hoje (27) foi homenageado, através de uma sessão solene na Câmara dos Deputados, requerida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ).

Também participaram da mesa os deputados Wadih Damous e Luiz Sérgio, ambos do PT, e Assis Melo (PCdoB). Na tribuna, vários parlamentares de diversos partidos se revezaram e congratularam os 100 anos do Sindicato.

Um dia após a aprovação da reforma trabalhista que pretende aniquilar os direitos trabalhistas, a deputada proponente considerou a sessão um ato de desagravo aos trabalhadores e trabalhadoras que foram duramente golpeados na noite de ontem, pelo substitutivo do ilegítimo governo Temer.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, Jesus Cardoso, ao avaliar o momento em que a entidade comemora o seu centenário, disse que o momento é de muita preocupação e luta, pelo conjunto de medidas que iniciou com a terceirização, passando pela retirada de direitos da reforma trabalhista e que pretende culminar com o fim da aposentadoria, na reforma da Previdência.

“É um arcabouço de destruição do que conquistamos, ao longo da história, através de lutas, do sangue e suor da classe operária”, afirmou Jesus. “No dia 1º de maio comemoraremos os 100 anos do nosso Sindicato, passando pela construção de uma grande greve geral, amanhã (28). A melhor homenagem e comemoração do nosso centenário se dará nas ruas e na luta contra esse governo golpista”, concluiu.

Com informações de Brasília, Sônia Corrêa – Portal CTB

1,563 total views, 1 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais