NOTÍCIAS

Trabalhadores, deputados e empresários debatem as regras de conteúdo local para petróleo e gás

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou audiência pública nesta segunda-feira, 3, no plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife, para discutir as regras de conteúdo local para a indústria de petróleo e gás no Brasil, com foco em Suape.

O diretor da Secretaria dos Setores Naval Offshore e Siderúrgico da Fitmetal e presidente do Sindimetal-Rio, Jesus Cardoso, participou da audiência e defendeu a importância do conteúdo local para a geração de empregos no país.

A audiência pública foi uma iniciativa da deputada federal Luciana Santos (PCdoB) – na foto com Jesus Cardoso e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes -, que solicitou que Suape fosse incluído entre os pontos de debate aprovados em Brasília.

Márcio Stefani e Jesus Cardoso

“Estamos vivendo uma ruptura democrática grave, que tem culminado no rápido desmonte do estado brasileiro. O golpe tem servido justamente para fazer passar essa agenda ultraliberal, que penaliza a vida do povo. E o petróleo, com a reserva do pré-sal tem sido peça fundamental. Por isso, eles se apressaram em aprovar a venda de 66% do Campo de Carcará. Nós, que acreditamos num projeto nacional, do povo para o povo, devemos lutar em defesa do nosso patrimônio e é isso que estamos fazendo”, disse Luciana.

Fizeram parte da audiência o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefani; o vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Aurélio Nogueira; a representante do Dieese, Jackeline Teixeira Natal; o secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil, Divanilton Pereira; a advogada Raquele Oliveira Sousa; o ex-secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Professor da UFPE, Antônio Carlos Maranhão de Aguiar.

 

1,741 total views, 2 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais