NOTÍCIAS

Assembleia na Nuclep trata do reajuste salarial e outras pautas

O Sindimetal-Rio esteve mais uma vez na porta da Nuclep, no dia 6, para uma importante assembleia com os trabalhadores. A empresa estava se recusando a praticar o aumento salarial aprovado pela categoria em 2021, alegando impedimento por conta da Lei Complementar 173/2020, que impediria reajustes durante a pandemia. 

A Nuclep ingressou com ação na justiça para não dar o aumento. O juiz que analisou o caso entendeu que o aumento deve sim ser praticado, porém sem o retroativo (outubro, novembro e dezembro). Com isso, o reajuste será feito a partir deste mês de janeiro.

A estatal também questionava o aumento linear para quem ganha acima de R$ 9.957,00. Neste caso, a justiça determinou que a empresa deve aplicar para todos os trabalhadores o índice de 10,78%. 

Por fim, foi realizada uma votação sobre a compensação anual de horas. O Sindicato propôs que a decisão fosse feita de forma secreta para que os funcionários decidissem.  

Além disso, foi aprovado o estado de greve para os funcionários do tratamento térmico, que não vão trabalhar a partir de terça-feira (11) em atividades que excedam o que está descrito em suas funções. A empresa também nega o reajuste para estes trabalhadores, mas querem que eles exerçam atividades que não são de sua competência. O Sindicato aguarda uma posição da empresa. 

2,297 total views, 4 views today

Sindimetal-Rio

Sindicato classista e de luta

Fundado em 1º de maio de 1917.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, fundado em 1º de maio de 1917, continua sendo o principal instrumento de luta e de atuação da categoria. Tem uma rica história em prol do Brasil, da democracia e em defesa dos trabalhadores. O Sindicato, consciente do seu papel, segue firme, buscando sempre a valorização do trabalhador e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a sociedade socialista.

Saiba mais